Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Reflexões de uma quinta-feira

Tardinha começando a acabar, dedos cansados de tocar violão e aquele sono batendo... é nesse clima amistoso  que vou falar sobre o tema de hoje:

HEDONISMO

Sim meu caro jovem, você que foi criado a leite com pêra, com caramelo na geladeira... não estou falando da vertente do hedonismo que defende uma busca pelos prazeres carnais e como uma busca desenfreada de prazer sensual e bebedeiras, de forma egoísta e extremamente exagerada.

Isso não quer dizer que o hedonista contemporâneo é um egoísta mas sim uma pessoa que concentra-se em vivenciar autenticamente aquilo que se propõe, sofrendo o menos possível com expectativas e devaneios desnecessários.

Na parte boa, eu interpreto e tenho como filosofia de vida a seguinte forma hedônica: concepção ampla de prazer, entendida como felicidade, na qual o ser deve fazer o que quiser para se sentir feliz e com prazer, desde que isso não seja feita de maneira exagerada ou anti-humanista. 

Uma vez compreendida essa idéia, vamos ver algumas diretrizes... que podem ou não serem seguidas à risca, mas que vejo como linhas gerais:


  • Busque a sua felicidade: é preciso agir na busca do prazer. Você precisa criar uma vida que seja ao mesmo tempo interessante e agradável, não apenas fácil.
  • Viva o presente: Se fixar demais no passado pode lhe impedir de viver o novo. Planejar demais o futuro pode lhe tornar obcecado por uma meta que pode ser inatingível.
  • Tenha grana ;D
  • Não se leve tão a sério a ponto de desrespeitar o próximo: Esse é interessante... Se alguém lhe fizer perder a cabeça lembre-se que esse será apenas 1 momento do seu dia. Alem disso, não esqueça que esse momento terá o “peso” que você quiser carregar.
  • Crie o seu conforto da melhor maneira que você puder
  • Sempre que possível, olhe nos olhos das pessoas que cruzarem o seu caminho: Isso pode te trazer gratas surpresas ;D
  • Evite verdades absolutas: Nada é 100% certo ou errado, tudo depende de um ponto de vista. Reinvente-se. Reveja seus conceitos. Mude de idéia. Relaxe e permita que as pessoas e a vida lhe surpreendam a qualquer tempo.
  • Mantenha contato com a natureza, isso me faz muito bem, andar na grama descalço, na areia, meditar perto de arvores e cachoeiras, isso revitaliza!
  • Ria do que quiser, quando quiser: Não se limite... uma vez presenciei uma cena engraçada em um ônibus, achei melhor não rir... até que um grande amigo viu eu me segurando e disse: cara, FODA-SE ferre-se os outros, se liberta... ele tinha toda a razão... foram os 15 minutos mais divertidos que passei aquele mês.
  • Não tenha pressa: Aproveite o AGORA!
  • Pratique o desapego: Quem disse que temos que ficar mais magros, ter sucesso, ganhar mais dinheiro, e parecer jovens sempre e sempre? Mande tomar no folly quem defende isso.
  • SIGA SEUS INSTINTOS: Antes de ser humano, você é um animal. Pare de ignorar os sinais que seu corpo emite a todo instante. Coma quando tiver vontade, durma quando tiver sono e tente aplacar seus desejos sexuais sempre que possível.
  • Abandone a culpa: Você é o único responsável pelas suas atitudes em busca de prazer, desde que isso não agrida ninguém e se torne um vício que lhe impeça de  se desfrutar. Liberte-se sem culpa para fumar, beber, comer, dormir e transar.


Galera, não tenha medo de desfrutar as coisas boas da vida!



Um comentário:

  1. Koé?
    Koé o que ?
    koé o que o que rapá?
    *Paaah*

    Você não achou que eu estarai aqui em um estado normal né ?!?!?!

    Bixa, nice post ;)

    (Alguma merda vc fez qu eu não posso postar com minha conta google - By "U know")

    ResponderExcluir

Se expressa ae, mas use o bom senso